É quando o frio começa a diminuir que as flores perdem sua timidez e anunciam um novo ciclo: a Primavera. O mês de setembro, em nosso país, traz consigo a mudança das estações, favorecendo novas atividades e hábitos em um clima mais convidativo.
A natureza desabrocha, as ruas ficam mais floridas e as árvores verdejantes embelezam os caminhos. Junto com a primavera, esse novo mês também traz a preocupação com a saúde mental, lembrando que nem tudo na vida são flores.
O Setembro Amarelo, uma iniciativa já conhecida, visa conscientizar as pessoas sobre a prevenção ao suicídio. Adicionalmente, a campanha nos alerta para a importância do cuidado de nossa saúde mental. Pois, da mesma forma que o corpo pode adoecer, a mente do ser humano também pode.
Atualmente, graças ao avanço científico, existem profissionais e recursos que podem cuidar tanto de nossa saúde física como de nossa saúde psicoemocional.
Médicos, psiquiatras, psicólogos, entre outros, são profissionais que podem contribuir para que o jardim da nossa mente esteja sempre bem cuidado. Por isso, não evite procurá-los.
As pessoas, quando cuidam devidamente da saúde mental, são capazes de florescer. Então, se cuide e contribua para a vida das pessoas próximas a você. Adoecer não é fraqueza e se cuidar é escolher viver independente da estação. Boa primavera!
Autor: Douglas da Silveira Pereira - Psicólogo
@douglasspereira